terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Notícias do Capitão Além

Quando era mais novo, meu amigo Velório (já falei dele aqui) me mostrou um disco de uma banda chamada Capitain Beyond. Era uma coisa curiosa: a capa estava perfeita, mas o vinil tinha um naco que impedia de ouvi-lo em boa parte. Mas ele, creio, se contentava com aquelas faixas que restavam perto do selo central da bolacha. Era uma edição da Continental, que no começo da década de 70 detinha aqui os direitos da Warner Bros.
Tratava-se de um LP "misterioso". Não me lembro se cheguei a escutá-lo. Rezava a lenda que aquela era a banda do primeiro cantor do Deep Purple, Rod Evans. E era mesmo. Anos depois, quando me veio às mãos uma edição americana em CD, da Capricorn Records, tratei de comprá-la.
Antes, uma ex-namorada me apresentou o segundo disco da banda, Sufficiently Breathless. Era uma formação ligeiramente diferente daquela do primeiro trabalho. O som continuava o mesmo: um rock pesado meio viajante, cheio de menções a mundos externos e internos, galáxias, civilizações, ondas de ácido lisérgico e visões esotéricas.
Mas, voltando ao primeiro disco, devo dizer que é muito bom. A banda não "era" de Rod Evans: ele era um dos integrantes, embora com a bagagem de ter passado pelo Purple e ter feito imenso sucesso com a versão de Hush.
Na verdade, o Captain Beyond foi formado em torno de Lee Dorman (baixo) e Harry "Rhino" Reinhardt (guitarra), egressos do Iron Butterfly (aquele mesmo de In A Gadda Da Vida, que nada mais é In A Garden Of Eden, só que pronunciado por um bêbado). Completava  a formação o excelente Bobby Caldwell (bateria) e Evans, que além de cantar ainda segurava uma percussão.
Esse primeiro disco tem uma curiosidade: como a banda tinha fechado um acordo com a Capricorn, na época em que saiu Duanne Allman tinha acabado de morrer num acidente de moto. Como a Allman Brothers era da Capricorn, ficou o tributo. 
O instrumental da banda era o ponto alto. Caldwell (sobretudo), Dorman e Rhino faziam uma mistura explosiva e integrada, à qual Evans se encaixava - que apesar do cabelão continuava um cantor com um acentuado vício "presleyano". Assim, quando as passagens pediam mais agressividade, a voz de Evans parecia sardinha num prato de leite condensado.
Mas nem por isso a banda fez pouco sucesso. Não era primeira divisão, mas não era terceira. Estava ali na rampa de acesso.
Para o segundo disco, Caldwell foi a baixa: mudou-se para a Inglaterra a fim de juntar-se ao Armaggedon, projeto capitaneado por Keith Relf, ex-cantor do Yardbirds que experimentava um período de maré baixa. Ao lado dele, Louis Cennamo (baixo) e Martin Pugh (guitarra), a banda fez um único e excelente (este sim!) disco. Era mais hard que o Capitain Beyond, que a essa altura tinha virado um combo de seis músicos.
Como a percussão de Evans ao vivo era péssima (é só ver os vídeos no You Tube: a falta de ritmo dele impressiona para um cantor), tiraram dele tal função. Caldwell foi substituído pelo percussionista Guille Garcia e pelo baterista Marty Rodriguez. Reese Wynans (futuramente com Stevie Ray Vaughan) entrou nos teclados, tornando o som da banda mais etéreo. Sufficiently Breathless não é um mau disco, mas, se comparado ao primeiro, a banda deu dois passos para trás.
A curiosidade é que, quando foi lançado, homenageou Barry Oakley, ex-baixista da Allman Brothers Band que morrera de forma parecida à de Duanne - queda da motocicleta. E meses depois.
O ano era 1973 e o fracasso nas vendas fez o combo suspender os trabalhos. Voltaria quatro anos depois e com o trio de instrumentistas original: Caldwell, Dorman e Rhino. O cantor era o desconhecido, mas excelente, Willy Daffern. O disco, Down Explosion, não foi uma "explosão" como o nome sugere, mas vendeu bem e seguramente. Se o Capitain Beyond tivesse ido do primeiro para o terceiro LP, teria feito uma carreira mais bem sucedida.
Só que Daffern era músico daqueles dispostos a se tornar a estrela que jamais havia sido nos obscuros projetos anteriores. Os outros três tinham certa estrada, ligação com bandas importantes (Iron Butterfly, Johnny Winter, Armaggedon) e viviam o rock style of life - que inclui muita bebida e muita droga. O cantor começou a bater de frente com os demais e, claro, a carreira da nova formação foi curta.
Daffern pouco depois se juntou à G-Force, banda de Gary Moore, com o qual gravou somente um disco. E chocou-se com o próprio Moore, que contava com um time de apoio excelente - Tony Newman, ex-Tony Williams Lifetime, no baixo; e Mark Nauseef, ex-Ian Gillan Band, Thin Lizzy e Elf, na bateria.
O resultado dessa história são discos cultuados e um grupo de músicos que, por excesso de doideira ou de falta de direção, perderam a chance de terem uma sólida e respeitável carreira. Mas o Capitain Beyond merece ser ouvido com atenção. Tanto que tenho os três trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário